10 janeiro 2014

Sou de lugar nenhum

"Ignorance is blessing."

Segundo esse ditado popular em inglês, quanto mais sabemos, mais sofremos. Eu poderia parafrasear o ditado dizendo que quanto mais lugares conhecemos, mais perdidos ficamos.

Quem mora fora do seu próprio país há muito tempo deve entender bem a minha sensação de não pertencimento. Sinto que nunca serei "daqui", porque não falo exatamente como alguém daqui, porque meu corpo provavelmente me denuncia com trejeitos nem sempre familiares, porque tenho lacunas culturais. Mas também não me sinto totalmente "de lá" (do Brasil), porque há muitos traços da cultura brasileira com os quais nunca me identifiquei e continuo não me identificando. Sempre que volto ao Brasil de férias, preciso de alguns dias até me acostumar novamente aos padrões de lá. Da última vez, o processo de adaptação foi ainda mais doloroso e durou duas semanas. Por exemplo, a cultura de pegar o carro para ir até a esquina, seja por um alegado medo da violência, por simples hábito ou ainda por questão de status. Aqui em Tarragona, longe de ser o paraíso dos pedestres segundo padrões internacionais, posso caminhar confortavelmente por largas calçadas em praticamente toda a cidade, e sem medo de ser assaltado, sequestrado ou de sofrer alguma outra forma de abdução. A cultura de ter serviçais para tudo, para limpar a casa, abrir o portão do prédio, cuidar dos filhos, estacionar o carro. Aqui na Europa, a classe média cuida da própria vida. No Brasil, a cultura de trabalhar muitas horas para não parecer preguiçoso. Na Europa, o enfoque na qualidade de vida, com respeito ao horário de expediente, licenças remuneradas ou jornadas reduzidas em caso de nascimento de fihos, por vários meses, ou até anos. Mas outra vez, eu não sou daqui, as pessoas não falam a minha língua, não têm a mesma maneira de se relacionar com as amizades; há muitas coisas com as quais eu também não me identifico. Mas vou ficando, e a ideia de algum dia voltar ao Brasil me assusta.


Lugar Nenhum
(Arnaldo Antunes)

Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro
Não sou brasileiro
Não sou estrangeiro
Eu não sou de nenhum lugar
Sou de lugar nenhum
Sou de lugar nenhum

Eu não sou de São Paulo
Não sou japonês
Eu não sou carioca
Não sou português
Eu não sou de Brasília
Não sou do Brasil
Nenhuma pátria me pariu

"Eu não tô nem aí,
Eu não tô nem aqui"
Não sou.....
Não sou.....

Nenhum comentário: